Fone: 62 9922.1384

 Portfolio

CASA ALPHA1

alpha

Neste projeto, o potencial da sustentabilidade foi explorado a fim de promover uma arquitetura viva, saudável e permacultural. Nos quase dois mil metros quadrados de terreno, foram implantados um paisagismo sustentável e comestível, irrigados por água de reuso, ou seja, toda a água usada em torneiras e chuveiros passam por um sistema de filtragem e regam as frutíferas . Nos telhados verdes a irrigação feita com água da chuva vem do tanque de 300mil litros e que também funciona como quadra de esportes. Também são abastecidas por água de chuva as bacias sanitárias e torneiras de jardim.

Para a vedação e paredes internas foram utilizadas a alvenaria de taipa e adobe (tijolos de terra crua que medem 20x20x40cm), que garantem um excelente isolamento térmico e acústico , além de ser um material altamente biocompatível, ou seja, o corpo humano tem identidade com este material, já que temos componentes em comum.

videoAlpha

Outro item interessante é o canteiro bio-séptico, desenvolvido pelo IPEC, que limpa as águas negras antes de enviá-las à rede publica, já pensou se toda casa limpasse seu esgoto antes de enviá-lo? Estaríamos em uma situação bem diferente. Ainda fazendo luxo do lixo, temos paredes de pedra que são lixos em cidades que possuem pedreiras e aqui elas ganham vida. Os acabamentos são feitos com madeira de demolição, adobitos (revestimento desenvolvido para esta edificação), pedras, cal, madeiras e pisos à base de linhaça.

Clique nas imagens abaixo