Fone: 62 9922.1384

 Ecotécnicas

Permacultura

permacultura

Permacultura é um método de design que objetiva desenvolver áreas humanas produtivas de forma sustentável, respeitando os ciclos e o equilíbrio natural dos ecossistemas naturais. Os métodos para criar os espaços permaculturais são diversificados e apropriados para vários ecossistemas do mundo. E para utilizar as técnicas oferecidas pela Permacultura é essencial um método de design, onde a observação e o planejamento de uma área ocupada são os principais quesitos deste método.

Ecovilas

ecovilas

Ecovilas são entidades autônomas na medida em que preenchem, numa área limitada e apreensível, as principais funções sociais: moradia, sustento, produção, vida social, lazer, etc. Nesse sentido pode-se entender uma ecovila como um microcosmo.1 Ao longo de milhares de anos a humanidade viveu em comunidades sustentáveis, em contato íntimo com a natureza, desenvolvendo uma gigantesca diversidade cultural, onde em geral imperava uma estrutura social de apoio mútuo e cooperação.

Adobe

adobe

O adobe são blocos feitos a partir de terra hidratada e pisada, com adição de palha de arroz, a palha confere uma resistência melhor ao bloco)- quando se pode ter a logística que tivemos nesta casa, o adobe se torna uma opção de alvenaria 100% verde, já que fecha o ciclo da produção à entrega do produto. Sua produção não requer nenhum tipo de queima de combustível, sua queima é natural , ao sol, eliminando-se a queima de madeira na produção do tijolo . E quando produzido no local, como são alguns casos , eliminamos o transporte e por consequência a queima de combustível fóssil, desgaste do veiculo, pneus e estradas . Além disto o adobe, por ser de terra e ter sua queima natural, não se vitrifica, como os tijolos convencionais de olaria, permitindo que a parede “respire”, produzindo assim uma parede que funciona como uma moringa, mantendo a temperatura e a umidade no local. Criando assim ambientes vivos, capazes de trocas positivas, garantindo a biocompatibilidade do material.

Super Adobe

superAdobe

O superadobe é, talvez, a maneira mais simples de construir com terra, pois não é necessário fazer qualquer teste com o material, não é preciso peneirar a terra, nem moldá-la e nem acrescentar palha. As paredes são erguidas muito rapidamente, mas é preciso ter uma equipe de pelo menos cinco pessoas.
O saco usado para erguer as paredes é um grande rolo de polipropileno (bobina) com aproximadamente 50 cm de largura. O rolo é cortado em pedaços do comprimento da parede a ser construída, deixando-se uma pequena sobra em cada ponta para fazer o acabamento.

Eco Telhado

telhadoVivo

O Ecotelhado consiste na utilização de plantas, geralmente rasteiras, para o fechamento superior da edificação (lajes e coberturas), formando um "jardim suspenso", que melhora o isolamento acústico e térmico da construção além de contribuir com o ambiente e dar um pouco mais de cor e vida ao imóvel. A instalação do Ecotelhado deve ser feita por uma equipe especializada, pois são necessários vários cuidados técnicos para tal aplicação. O primeiro é uma vedação adequada, para que não haja nenhum tipo de vazamento, também devem ser analisados fatores como a inclinação do telhado, estrutura de suporte do telhado, sistema de irrigação e as plantas adequadas para a aplicação.

Jardins Verticais

jardimVertical

Jardins de paredes verdes ou jardins verticais, como agora são chamadas, agregam valor ao imóvel, ajudam a purificar o ar e a dar um equilíbrio térmico, mantendo a temperatura interna das casas mais amena neste verão intenso. Outra coisa boa, é que, nas paredes verdes, você não precisa se preocupar com manutenção da pintura. A natureza se encarrega dos tons e nuances para encantar quem passa por ali.

Canteiro Bio-Séptico

canteiroBio

Conhecida popularmente por "fossa de bananeiras", é uma técnica de tratamento de efluentes domésticos desenvolvida pelo Ecocentro IPEC para solucionar o problema da poluição existente em zonas urbanas e periféricas com os efluentes dos sanitários convencionais jogados em 'sumidouros'. Vale lembrar que, em comunidades com mais de 500 habitantes/km2, a biologia do solo não consegue realizar a eliminação completa de patógenos e, particularmente onde o lençol freático está próximo da superfície, o problema pode chegar a sérios riscos para a saúde pública. Por isso, o canteiro bio-séptico é uma opção segura, barata, bonita e sustentável ao saneamento básico.

Taipa

taipa

Arquitetura Saudável Sustentável Permacultural
Quando falamos em sustentabilidade precisamos entender que estamos falando de algo além de deixar recursos naturais para gerações futuras, estamos falando de garantir qualidade de vida as gerações presentes.

Saiba mais: Taipa

Caixas de Evapotranspiração

baciaEvapotranspiracao

As águas servidas são tratadas por uma bacia de evapotranspiração ou ”fossa de bananeiras”. Trata-se de um sistema fechado, sem trocas com o solo(impermeabilizado), onde plantas realizam o processo de evapotranspiração( absorvem os nutrientes disponibilizados pelo processo anaeróbico e emitem agua ao ar através de suas folhas, por isso a preferencia por plantas de folha larga, como taioba e bananeira, pois aumentam a eficiência do sistema ), podendo criar um microclima diferenciado no entorno da casa através do aumento da umidade gerada pela emissão das folhas

Entre em contato com a Arquitetura Viva, clique no botão ao lado!

Telhados vivos, hortas sustentáveis, permacultura e jardins verticais são alternativa para promover a ecologia urbana

Faça seu Projeto!